Graybeard Outdoors banner

.45-70 vs. .500 S&W

54K views 37 replies 19 participants last post by  CWC  
#1 ·
Estava assistindo a vídeos sobre Handi Rifles no Youtube e tropecei no vídeo abaixo sobre um .500 S&W...

Definitivamente chuta muito, LOL!

Tenho que admitir... isso me fez querer ainda mais, LOL!

Mas eu estava pensando... O .500 realmente faz algo que o .45-70 não pode fazer em um rifle igualmente forte?

Seus pensamentos?

#2 ·
Balas de diâmetro maior. Usando balas com expansão mínima como fundidas, uma área de impacto 22% maior importa... pelo menos um pouco. Novidade e exclusividade. Cacei alces com um .50-70 por anos, muito eficaz e você provavelmente não encontrará outra pessoa caçando com ele.

#3 ·
Se você olhar para as cargas de um 45-70 moderno (não-trapdoor), encontrará munição 405gr +P da Buffalo Bore, Grizzly e outros fabricantes que é cerca de 100 fps mais rápida com balas de peso semelhante. Quando você considera o coeficiente balístico do 45-70 em relação ao 500 S&W, você verá que o 45-70 oferece melhor desempenho com distância e penetração. Aqui está uma comparação rápida de rifles com canos de 22 polegadas:

300 grains Buffalo Bore 45-70 = 2350 fps
300 grains Hornady 500 S&W = 2248 fps

350 grains Buffalo Bore 45-70 = 2100 fps
350 grains Hornady 500 S&W = 2056 fps

400 grains Buffalo Bore 45-70 = 2000 fps
400 grains Cor-Bon 500 S&W = 1971 fps

Eu possuo rifles handi em ambos os calibres 500 S&W e 45-70 (mais 2 trapdoors). Eu uso meu 500 S&W para caçar em mato até cerca de 75 jardas. Eu me sinto confortável usando meu 45-70 até 300 jardas para caçar, então a queda da bala se torna uma dor para começar a calcular.

#6 ·
Eu vou por este caminho. Gosto do clássico e o 4570 ganha nessa categoria sem dúvida. Mas em matar eu pegaria o 500. Bala maior, metplat maior. Quanto à densidade seccional, é fácil de curar. Use uma bala 500 mais pesada. Balas 400 grain 4570 estão na categoria média a grande para o calibre. Balas 400 grain 500 são leves para o calibre. Suba para um lfn de 450-500 grain que tenha uma densidade seccional tão boa quanto uma bala 400 grain 4570 e, por causa de seu peso, vai penetrar melhor. Trajetória para mim não significa nada. Se eu for caçar onde os tiros passam de 200 jardas, o 4570 fica em casa. Claro que pode fazer isso. Eu até acertei aço a quase 1000 com um 4570, mas isso não o torna uma munição de caça perfeita para essas distâncias. Na realidade, é como comparar o 475 Linebaugh com o 500 Linebaugh. Qualquer um deles vai matar quase tudo. Especialmente se você usar balas pesadas para o calibre e tornar a velocidade uma preocupação secundária. Eu prefiro ter qualquer um deles com um lfn fundido pesado para o calibre ou um design semelhante a 1500 fps do que qualquer um deles com um hp jaquetado de 300 grain a qualquer velocidade. Números matemáticos como ft lbs de energia não matam. Trajetória é outra questão para mim. Nenhum deles atira plano. Eu não vejo como saber que tenho que segurar 7 polegadas a 300 jardas significa uma diferença em saber que tenho que segurar 10 polegadas. O que mata é uma bala grande que deixa um longo canal de ferida e derruba um animal. Você pode encontrar argumentos que favorecem qualquer um. Eu não sou um grande fã do 500 smith. Por quê? Porque eu acho que as armas que smith fez para camerar são enormes e feias. Em uma arma de alavanca, isso faria um cartucho muito formidável. Especialmente para alguém que não recarrega. Para igualá-lo em um 4570, você precisa recarregar ou pagar por munição buffalo bore cara. Novamente, não é um problema para mim, mas é um problema real. Quer minha opinião real? Se você quer cavalos de força reais em uma arma de alavanca, pule os dois e pegue um 50 Alaskan. Ele vai comer os outros dois no almoço.

#7 ·
Eu vou por este caminho. Gosto de clássicos e o 4570 ganha nessa categoria sem dúvida. Mas em matar eu pegaria o 500. Bala maior, metplat maior. Quanto à densidade seccional, essa é fácil de curar. Use uma bala 500 mais pesada. As balas 400 grain 4570 estão na categoria média a grande para o calibre. As balas 500 de 400 grãos são leves para o calibre. Suba para um lfn de 450-500 grãos que tenha uma densidade seccional tão boa quanto uma bala 4570 de 400 grãos e, por causa de seu peso, ele penetrará melhor. Trajetória para mim não significa nada. Se eu for caçar onde os tiros passam de 200 jardas, o 4570 fica em casa. Claro que pode fazer isso. Eu até acertei aço a quase 1000 com um 4570, mas isso não o torna uma munição de caça perfeita para essas distâncias. Na realidade, é como comparar o 475 Linebaugh com o 500 Linebaugh. Ambos matarão quase qualquer coisa. Especialmente se você usar balas pesadas para o calibre e tornar a velocidade uma preocupação secundária. Eu prefiro ter qualquer um deles com um lfn fundido pesado para o calibre ou design semelhante a 1500 fps, então qualquer um deles com um hp jaquetado de 300 grãos a qualquer velocidade. Números matemáticos como pés-libras de energia não matam. Trajetória é outra questão não para mim. Nenhum deles é de tiro plano. Eu não vejo como saber que tenho que segurar mais de 7 polegadas a 300 jardas significa uma diferença de cuspe em saber que tenho que segurar mais de 10 polegadas. O que mata é uma bala grande que deixa um longo canal de ferida e quebra um animal. Você pode encontrar argumentos que favorecem qualquer um. Eu não sou um pouco fã do 500 smith. Por quê? Porque acho que as armas que Smith fez para camará-las são enormes e feias. Em uma arma de alavanca, no entanto, isso faria um cartucho muito formidável. Especialmente para alguém que não recarrega. Para igualá-lo em um 4570, você quase tem que ser um recarregador ou pagar por munição buffalo bore cara. Novamente, não é um problema para mim, mas é um problema real. Quer minha opinião real? Se você quer cavalos de força reais em uma arma de alavanca, pule os dois e pegue um 50 Alaskan. Ele comerá os outros dois no almoço.
Big Horn Armory fabrica uma arma de ação de alavanca .500 S&W muito boa, Um dia eu não me importaria de ter um de seus rifles em um calibre diferente, mas como eu já atiro .45-70, provavelmente não vou. Rifles muito bonitos.

#8 ·
Eu tinha um Handi Rifle em 500 S&W. Não me mostrou nada para comparar com meus .45-70s. O recuo era maior, os componentes custavam mais, o recuo era maior e a trajetória era péssima. Eu carrego 405 .45-70s a 1950 fps. Ele faz tudo o que eu posso ver e preciso até 400 jardas ou mais. Eu nunca tive nada que fugisse. Eu errei um fox a 400 jardas, mas isso é erro do piloto. Mas eu matei raposa e coiote nos mesmos 400. Eu nunca tive um veado ir mais do que dois saltos, e eu os peguei a 300 ou mais. Eu poderia gostar de um .500 se T Rex estivesse quebrando minha porta da frente! É um cartucho de pistola, não um cartucho de rifle, não espere que ele se comporte como um.

Acima do .500, eu prefiro muito o que eu chamo de meu .45-70 curto... meu .445 Super Magnum. Ele bate o .500 em custo e recuo. Um bom cartucho de PISTOLA que é feliz em um rifle.

Pete

#9 ·
Sim, Pete aqui e na maioria dos estados ambos são mais do que o realmente necessário. Uma boa arma de alavanca 44 mag disparando moldes de 300 grãos matará qualquer coisa que ande. Na verdade, minha arma de alavanca favorita não é minha 4570 ou minha 50ak. É uma pequena arma marlin 94 de 17 polegadas em 475 lineabaugh que Rob Applegate construiu para mim. Leve, prático, fácil de transportar e até mesmo carregado com um lfn de 350 grãos a 1200 fps matará qualquer coisa nos EUA continentais. Outro favorito meu que às vezes é esquecido é o 444. Tiro mais plano do que o 4570 ou 500 smith e ele tem um soco sério.
Eu tinha um Handi Rifle em 500 S&W. Não me mostrou nada para comparar com meus .45-70. O recuo foi maior, os componentes custaram mais, o recuo foi maior e a trajetória foi horrível. Eu carrego 405 .45-70s a 1950 fps. Ele faz tudo o que posso ver e preciso até 400 jardas ou mais. Nunca vi nada andar. Eu perdi uma raposa a 400 jardas. mas isso é erro do piloto. Mas eu matei raposa e coiote nos mesmos 400. Nunca tive um veado que desse mais de dois saltos, e eu os peguei a mais de 300. Eu posso gostar de um .500 se T Rex estivesse quebrando minha porta da frente! É um cartucho de pistola, não um cartucho de rifle, não espere que ele funcione como um.

Acima do .500, prefiro muito o que chamo de meu .45-70 curto...meu .445 Super Magnum. Ele vence o .500 em custo e recuo. Um bom cartucho de PISTOLA que fica feliz em um rifle.

Pete

#11 ·
Eu tenho dois TC Encore em canos de fábrica MGM Heavy de 23" em 444 Marlin e 500 Linebaugh. Eu os carrego lentamente porque tive um derrame há alguns anos. O 444 Marlin é um fn gc de 300gr sobre 2400/tufo de dacron que atinge 1624fps em média. O 500L é um lfn gc de 460gr sobre hs-6 que atinge 1235fps em média. Eles são ótimos para veados e ursos ******.

Eu tenho um rifle 45-70 handi, mas não o uso. Eu matei veados com o 45-70, mas......simplesmente não era para mim. É minha arma de "empréstimo". Eu até dou munição para o cara, 405gr fn cast que atinge 1300+/-fps (não consigo me lembrar da carga de pólvora).

#13 ·
Parece muito divertido, mas o que aconteceu com o .450 Marlin? Eu pensei que ele daria ao .45-70 tudo o que ele podia aguentar, em termos de vendas de qualquer maneira.

#14 ·
Eu nunca entendi por que o 450 Marlin não decolou melhor. Eu nunca tive um, mas meu amigo que esqueceu mais do que a maioria de nós sabe, tem um e adora. Para quem não recarrega munição, isso te dá um grande aumento de potência em relação ao 4570 e o que eu gosto é que é muito mais fácil empurrar as balas para dentro da porta de carregamento de um Marlin. O senso comum diz que isso deveria ter cortado profundamente as vendas do 4570, mas acho que simplesmente não substitui a nostalgia.

#15 ·
Eu nunca entendi por que o 450 marlin não decolou melhor. Eu nunca tive um, mas meu amigo que esqueceu mais do que a maioria de nós sabe tem um e adora. Para quem não recarrega, isso dá um grande aumento de potência em relação ao 4570 e o que eu gosto é que é muito mais fácil empurrar as balas para o portão de carregamento de um marlin. O senso comum diz que deveria ter cortado profundamente as vendas do 4570, mas acho que simplesmente não substitui a nostalgia
Meu palpite é o cinto. :confused:

Ações de alavanca não precisam de cinto!!!!

Meus 2 centavos.

Eu não tenho um 450 marlin, mas recarrego. Eu tenho um 45-70 handi e ele aceita cargas trapdoor.

#16 ·
Para não começar uma briga, mas eu NUNCA consegui entender comprar um canhão e depois carregá-lo para o status de arma de brinquedo. Nem consigo entender o uso de um 45 cal "qualquer coisa" para atirar em veados. Eu alimentei uma família crescente atirando em veados com um 22 LR e, mais tarde, um 17 FB, vários 22 cal center-fires e a maioria dos outros calibres até 30 cal.

O último veado que atirei foi com um 12 GAFH e um "míssil" de 800+ gr, basicamente para testar os resultados de um pedaço de chumbo de ≈2 oz com ≈3/4" de diâmetro. Basicamente, acabou com todos os "bons comes". Eu salvei os quartos traseiros e parte das tiras. O projétil atingiu a escápula e a usou como um martelo de entalhe/espancamento para destruir ou rasgar a maior parte da frente... a cabeça e o pescoço até a junção do ombro ficaram pendurados por alguns pedaços de pele.

Isso RESPONDEU à minha pergunta.

Também fico um pouco cansado de "isso CONTRA aquilo"... uma maneira segura de agitar o caldeirão e não adicionar nada de muito valor, além do inevitável "maçãs vs. laranjas" e, mais apropriadamente, "kumquats vs. golfinhos".

Eu sei que isso "vs.", "maçãs e pernas de rã" faz parte dos fóruns e de nós, homens, mas acho que seria muito melhor apenas postar os dados para um atirador/carga em particular que você tem/gosta e deixar de lado as comparações... eu posso fazer isso sozinho.
\nNo lado mais leve, eu tenho um Browning 450 Marlin BLR que eu gosto muito, basicamente porque eu posso carregá-lo para pressões magnum, assim como um 300 ou 458 WM. O 450 Marlin recebeu um monte de má imprensa de idiotas que se autodenominam escritores e então os RE-Pete's entraram em ação com seu lixo sem sentido e os 45-70'ers ficaram totalmente ****** com sua comparação "fruta da paixão vs. macaco"... você sempre pode matar uma mentira, mas você NUNCA pode matar uma meia verdade... que é exatamente o que aconteceu com as armas de alavanca 450 M. Isso apenas mostra como nós, atiradores, somos crédulos.

Eu tenho uma dúzia de rifles/alavancas/SS 45-50 cal em 45-70, 458 American, 458 Lott, 50-70, 50-90's e wildcat 50 cal com canos de 22 a 34"... eu SEI algo sobre eles, mas eu garanto que toda vez que eu falo sobre a balística que um rifle em particular produz, eu recebo uma tonelada de argumentos do porquê eu não sei do que estou falando... então eu não posto muito dos meus dados... aquele BS que vem de tentar ensinar algo a alguém simplesmente NÃO vale as velas.

E AGORA eu estou fora em algumas delírios wildcat 444 M e 458 Lott para meu Marlin 336 que é CERTO para desencadear alguns booms se eu alguma vez postar meus resultados... ou não haverá interesse porque AMBOS terão mais recuo do que a maioria dos atiradores de alavanca querem lidar. Oh, bem... C'est La vie.

Boa caça

#18 ·
Para não começar uma briga, mas eu NUNCA consegui entender comprar um canhão e depois carregá-lo para o status de arma de brinquedo. Nem consigo entender o uso de um .45 cal "qualquer coisa" para atirar em veados. Eu alimentei uma família crescente atirando em veados com um .22 LR e mais tarde um 17 FB, vários center-fires .22 cal e a maioria dos outros cals até .30 cal.

O último veado que atirei foi com um 12 GAFH e um "míssil" de 800+ gr, basicamente para testar os resultados de um pedaço de chumbo de ≈2 oz com ≈3/4" de diâmetro. Basicamente, acabou com toda a "comida boa". Eu salvei os quartos traseiros e parte das tiras. O projétil atingiu a escápula e a usou como um martelo de entalhe/espancamento para destruir ou rasgar a maior parte da frente... a cabeça e o pescoço até a junção do ombro ficaram pendurados por alguns pedaços de pele.

Isso RESPONDEU à minha pergunta.

Também fico um pouco cansado de "isso CONTRA aquilo"... uma maneira segura de mexer no caldeirão e não adicionar nada de muito valor, além do inevitável "maçãs contra laranjas" e, mais apropriadamente, "kumquats contra golfinhos".

Eu sei que isso é "vs", "maçãs e pernas de rã" é parte integrante dos fóruns e de nós, homens, mas acho que seria muito melhor apenas postar os dados para um atirador/carga específica que você tem/gosta e deixar de lado as comparações... eu posso fazer isso sozinho.
\nNo lado mais leve, eu tenho uma Browning 450 Marlin BLR que eu gosto muito, basicamente porque posso carregá-la para pressões magnum como um 300 ou 458 WM. O 450 Marlin recebeu um monte de má imprensa de idiotas que se autodenominam escritores e então os RE-Pete's entraram em ação com seu lixo sem sentido e os 45-70'ers ficaram totalmente ****** com sua comparação "fruta da paixão vs. macaco"... você sempre pode matar uma mentira, mas você NUNCA pode matar uma meia verdade... que é exatamente o que aconteceu com as armas de alavanca 450 M. Isso apenas mostra como somos crédulos, atiradores.

Eu tenho uma dúzia de rifles/alavancas/SS de 45-50 cal em 45-70, 458 American, 458 Lott, 50-70, 50-90 e wildcat 50 cals com canos de 22 a 34"... eu SEI algo sobre eles, mas garanto que toda vez que falo sobre a balística que um rifle específico produz, recebo uma tonelada de argumentos sobre por que não sei do que estou falando... então não posto muitos dos meus dados... essa BS que vem de tentar ensinar algo a alguém simplesmente NÃO vale as velas.

E AGORA estou em algumas delírios wildcat 444 M e 458 Lott para meu Marlin 336 que com CERTEZA vai disparar alguns estrondos se eu postar meus resultados... ou NÃO haverá interesse porque AMBOS terão mais recuo do que a maioria dos atiradores de alavanca querem lidar. Oh, bem... C'est La vie.

Boa caça
Bem... a razão pela qual eu comprei um .45-70... e carrego-o para níveis de porta de armadilha é... balas fundidas. Eu posso aumentar os níveis de energia com balas mais pesadas, em velocidades de balas fundidas, sem ter que ter verificações de gás ou outras artimanhas... e ainda assim, se eu realmente precisasse do fator de impacto... jaquetado é uma opção.

Tendo crescido nos tempos em que .30-06 era considerado o cartucho "médio"... eu acho que 2500 ft lbs. é o nível de energia médio (o que não é, é claro, já que .460 Wby chega a 10.000, mas você sabe o que eu estou dizendo....30-06 era o "padrão")... Eu posso chegar perto disso com fundido em .45-70 e base simples.

Com rifles .30 cal e fundido... na maior parte, eles são todos limitados a níveis .30-30... e bem... eu tenho um .30-30, LOL! Jaquetado é necessário para os níveis de desempenho que tornaram essas armas famosas em primeiro lugar. (Experimentos com remendos de papel e linotipo não obstante).

Mas claro, é 100% possível colocar comida na mesa e despachar veados com .22 LR se alguém souber o que está fazendo. No pior dos casos... 5 ou 10 .22 LR devem ter o mesmo efeito que o mesmo número de pequenos tiros de espingarda. (Embora eu saiba que não é isso que você quis dizer, é claro.)

Quanto à pergunta original... Acabei de notar que .500 S&W e .45-70 se sobrepõem em algum nível de energia, mas os níveis de pressão e o diâmetro são diferentes. Então... queria ouvir os pensamentos e experiências de outros.

Eu sempre estou aberto a aprender algo novo sobre essas coisas, e muitas vezes outros sabem coisas e têm perspectivas que eu posso não ter. Então está tudo bem para mim. :)

#17 ·
Este é o tipo de tópico para o qual os amantes de armas vivem. Uma discussão sobre as vantagens e desvantagens de tudo. A maior vantagem que vejo para o 500 é que você pode caçar veados com ele na zona de espingarda de mi. e muitos outros estados também. Eu tenho um 500 e a munição é muito cara. Eu não recarrego, a munição 45-70 é mais barata, mas não posso sair pela porta dos fundos e atirar em um veado com ela.

#19 ·
O problema com a internet é que ela está cheia de desinformação, desinformação e "coisas" totais. Você/eu/QUALQUER PESSOA pode escolher e "provar um ponto", seja ele válido ou não. "Comparar" as classificações de energia encontradas online ou em outros lugares é como comparar um Ford com um Chevy com um Dodge com uma Ferrari...QUALQUER COISA pode ser enfeitada e dita ser "algo ÓTIMO".

Eu/VOCÊ/QUALQUER PESSOA pode carregar seus atiradores para QUALQUER velocidade/energia que quiserem (dentro dos limites de segurança) e pode equiparar QUALQUER atirador a outro....MAS...você tem que entender todos os vários fatores para fazer isso para obter/ter informações úteis. Eu faço isso o tempo todo para desenvolver uma carga específica para um rifle específico para obter um potencial balístico ÓTIMO.

E todo mundo geralmente começa a comparar maçãs com pernas de rã desde o início.

O conceito de "tiro plano" é apenas uma "construção imaginária" em suas mentes e, claro, NINGUÉM COMPARA BALAS PONTUDAS COM BALAS PONTUDAS", especialmente em blasters de grande calibre...são principalmente FP's ou RN's porque elas "ACERTAM" mais forte...um assunto ALTAMENTE ARGUMENTATIVO com argumentos principalmente SUBJETIVOS...Eu vi poucos dados realmente desenvolvidos cientificamente...mas ei, se funcionar para você e matar sua fera, então o que você usou foi bem-sucedido...continue fazendo isso. A trajetória de arco-íris de um 45-70 é tudo menos um tiro plano quando se fala em qualquer alcance além de cerca de 50 jardas.

Eu estou neste jogo há muito tempo e NÃO ESTOU AQUI para defender ou denegrir...Eu só gostaria que as pessoas olhassem para as coisas com um olhar mais crítico e FIZESSEM algumas perguntas mais específicas ou não levassem as "coisas" do fórum ao pé da letra.

As armas de alavanca têm um limite de comprimento embutido, exceto para os poucos que fazem um pouco de "wildcatting". Meu marlin irá lidar com 2,75" COAL, o que significa que EU POSSO usar balas pontudas e NÃO perder o volume da caixa...e minha câmara NÃO É DE FÁBRICA...Eu garanto que posso obter propriedades balísticas muito além de um 444 M e o calibre 45 fará ainda melhor...NOS MESMOS LIMITES DE PRESSÃO.

Fazer algumas "modificações" que são facilmente e com segurança feitas pode aumentar o potencial balístico em um longo caminho...você só precisa pensar fora do envelope usual...mas VOCÊ TEM QUE PENSAR...

OU NÃO...é SEU BRINQUEDO e sua caça. faça o que você acha melhor para VOCÊ.

Boa caça

#23 ·
Acho que sou "um daqueles caras" que baixam cartuchos. Sofri um derrame há vários anos e isso me deixou sem o uso do braço/perna direitos. Eu uso meu 444 Marlin (TC Encore/cano MGM de 23") e 300gr fn gc (saeco) com 2400 e um tufo de dacron que tem média de 1624fps. Ele mata veados e é isso que eu quero. O rifle 45-70 handi e um 405gr fn com uma carga leve de h4198 têm média de 1304fps. Ele também matará veados, mas eu não sou um cara 45-70. O 500 linebaugh (tc encore/ cano MGM de 23") e 450gr lfn gc e algum hs-6 têm média de 1235fps. Eu só matei uma corça, mas ela estava morta ali mesmo (38 jardas). O 30-40 krag (1898 spr armory bubbasized) e 165gr ranch dog com h4198 têm média de 1930fps e ele matará veados. Meu tiro mais distante em uma bala fundida (30-40 krag) é de 173 jardas e a corça estava drt. Cada veado que atirei foi através de n através, ombro ou atrás do ombro. Esses cartuchos chutam tanto quanto um 30-30 e uma carga de fábrica de 170gr, o 500L é a exceção à regra, ele chuta tanto quanto um 30-06 com uma carga de fábrica de 150gr. Oh....eu esqueci meu ruger sbh em 44 mag. Eu vou pegar um 44spl e carregá-lo com 255gr keith e algum unique (skeeter load) indo a cerca de 800-850fps e ele também matará veados.

Minhas próximas duas armas são um 9.3x57 em husky m46 e 35x30/30 (JES fará isso http://www.35caliber.com/8.html ) em win m94. Ambos serão baixados para cerca de 1800 +/- fps. O 9.3 será 280gr fn gc e o 35 será 200ish fn gc.

Eu costumava ser "um daqueles caras" que adoravam mais velocidade. Agora, eu apenas encolho os ombros e digo "vai chegar lá... eventualmente." :tango_face_wink:

#24 ·
Eu acho que sou "um daqueles caras" que baixam cartuchos. Eu tive um derrame há vários anos e isso me deixou sem o uso do braço/perna direito. Eu uso meu 444 marlin (cano tc encore/23" MGM) e 300gr fn gc (saeco) com 2400 e um tufo de dacron que tem uma média de 1624fps. Ele mata veados e é isso que eu quero. O rifle 45-70 handi e um 405gr fn com uma carga leve de h4198 tem uma média de 1304fps. Ele também matará veados, mas eu não sou um cara 45-70. O 500 linebaugh (cano tc encore/ 23" MGM) e 450gr lfn gc e algum hs-6 tem uma média de 1235fps. Eu só matei uma corça, mas ela estava morta ali mesmo (38 jardas). O 30-40 krag (1898 spr armory bubbasized) e 165gr ranch dog com h4198 tem uma média de 1930fps e ele matará veados. Meu tiro mais distante em uma bala fundida (30-40 krag) é de 173 jardas e a corça estava drt. Cada veado que eu atirei foi através de n através, ombro ou atrás do ombro. Esses cartuchos chutam tanto quanto um 30-30 e uma carga de fábrica de 170gr, o 500L é a exceção à regra, ele chuta tanto quanto um 30-06 com uma carga de fábrica de 150gr. Oh....eu esqueci meu ruger sbh em 44 mag. Eu vou pegar um 44spl e carregá-lo com 255gr keith e algum unique (carga skeeter) indo a cerca de 800-850fps e ele também matará veados.

Minhas próximas duas armas são um 9.3x57 em husky m46 e 35x30/30 (JES fará isso http://www.35caliber.com/8.html) em win m94. Ambos serão baixados para cerca de 1800+/- fps. O 9.3 será 280gr fn gc e o 35 será 200ish fn gc.

Eu costumava ser "um daqueles caras" que adoravam mais velocidade. Agora, eu apenas encolho os ombros e digo: "Vai chegar lá... eventualmente." :tango_face_wink:
Sim, eu posso ver isso.

Eu meio que divido os cartuchos em dois grupos básicos.

Cartuchos de momento e cartuchos de velocidade.

Os cartuchos de momento são os baixos, lentos, pesados... .45-70 por exemplo, geralmente parede reta e vêm dos dias da pólvora negra.

Os cartuchos de velocidade são os leves, rápidos, por exemplo, .30-06, 7.62x54r, 7.92x57, etc. Basicamente, todos os cartuchos de gargalo, sem fumaça.

Todos nós conhecemos as compensações de cada um neste fórum, sem dúvida, bem como a história de como cada um surgiu.

Para usos não combativos, onde posso ter certeza do alcance ou estimá-lo bem e conhecer a carga... sou um grande fã do grupo de momento, porque gosto de fundir minhas próprias balas.

Para "trabalho social sério", ou onde um longo alcance de ponto em branco plano é necessário, eu me inclino para o outro lado, naturalmente.

Cavalos para cursos, naturalmente.

Para ser honesto, para a maioria das caças com curtos alcances, sou levado a acreditar que uma espingarda calibre 12 com balas ou 6, dependendo do que você está procurando, cobrirá a grande maioria das situações... mas, claro, você tem que ser um caçador o suficiente para chegar perto.

Para todo o resto, existem esses novos cartuchos de gargalo. (LOL!) :)

#28 ·
Meus 2 centavos.

Eu possuía um Handi no 500 S&W, nunca possuí um 45-70. Eu sei, que vergonha. Eu também possuí um rifle 445 SuperMag e um Handi 44 Mag que são muito mais adequados para uso em carabinas. O 357/358 é ainda melhor na minha opinião devido a uma seleção mais ampla de balas.

A maioria das vantagens do 45-70 em um rifle sobre o 500 SW já foram abordadas em posts anteriores.

Eu acho que a maior vantagem do 45-70 é a versatilidade e o custo.
Ele pode ser carregado de leve a selvagem. Na extremidade selvagem, pode machucar você e o alvo, assim como um 500 SW.
45-70 tem uma seleção de balas muito melhor e melhor disponibilidade comercial de munição.
45-70 está disponível em muito mais plataformas, tiros únicos, rifles de alavanca, ações de ferrolho e revólveres. Por que alguém gostaria de manter um desses em um revólver em qualquer um dos cartuchos quando eles apertam o gatilho está além de mim, mas cada um com o seu.

Em retrospectiva, eu provavelmente teria seguido a rota 45-70 em vez do 500 SW se eu soubesse na época. Mas eu ainda consegui brincar com um por um tempo e até usei em uma temporada de veados. É muito mais do que você precisará para um whitetail do meio-oeste.

#29 ·
45-70/500 sw

eu carrego meus 45-70s com um projétil fundido de 405 gr FP ou 500 gr RN/FP a 1300 fps e 1250 fps e atiro-os no meu Rem rolling block e/ou um 1873 Springfield SRC. Eu carrego meu 450 Marlin com um projétil Barnes 300 gr SSP a 1900 fps e atiro-o no meu rifle NEF Handi. No meu 458 SOCOM, eu carrego o Barnes 300 gr SSP a 1800 fps e atiro-o no meu DPMS 458 SOCOM AR 15. No meu 500 S & W, eu carrego um projétil fundido RN/FP de 465 gr a 1250 fps e atiro-o no meu rifle Handi. Todas essas armas, com exceção do Rem rolling block, são usadas por mim quando caço veados em tocaia nas matas da Carolina do Norte. Combinações muito mortais. Funciona para mim. Não há necessidade de forçar o 45-70 ou o 500 S & W... é para isso que serve o 450 Marlin. Adoro ouvir o estrondo da bala ao atingir um veado-de-cauda-branca. JimP.

#35 ·
Apenas compre um 4570 ruger #1. Eu tinha um 4570 e um 458 #1 e não havia muita diferença entre o que eu trabalhei com segurança no 4570 e os 458 de fábrica diluídos. Marlin também aceitará algumas cargas sérias, mas chega ao ponto em que a alavanca quer abrir sozinha e, embora não haja outros sinais de pressão, isso me deixa um pouco nervoso. Quer ver algo devastador em jogo (e jarros de água), compre um 50 ak. Isso é um estrondo em ambas as extremidades. Cargas de potência total fazem com que atirar com meu #1 458 com munição de fábrica seja plinking.
Ou, perfure seu 45-70 para 450 nitro express 3,25" de hot rodding para nhra top fuel por $200.

#33 ·
Sempre considerei os 500s&w (& 460sw) como cartuchos de rifle mais apropriados, mas só tenho um .500sw, em um revólver.

Mas também 4570 na mesma arma, além de uma carabina de alavanca. Claro, em um BFR de cilindro de 3 polegadas, pode-se usar uma bala quase tão grande quanto desejado. Parece que, geralmente, haveria melhor penetração de uma bala pesada .458.

Além disso, disparei Corbon 500sw high vel em um revólver apenas UMA VEZ, nunca mais. Carreguei 540g em BFR 4570 e foi ótimo.

Recarreguei manualmente 400-600g de baixa velocidade em um revólver 50ae, realmente não quero atirar mais do que isso, mas vou experimentar mais com 500sw algum dia.

O canal da ferida em uma bala fundida 500 é maior que .458, é claro, em qualquer arma. Não acho que a trajetória plana seja o ponto com nenhum dos dois. Mas sim, em precisão!

#37 ·
Claro, tenho pensado muito no 50ak, seria bom. Mas realmente gosto não só dos 458s, mas especialmente dos 4570 ainda. E para ambos, como mencionado por outros, grande variedade de balas acessíveis e ainda consigo pechinchas também.

Eu só tenho cerca de 700 ou mais balas de calibre cinquenta em estoque, mas muito mais 458s, alguns estilos ainda nem sequer experimentei. Preciso fundir as minhas, tenho alguns moldes, mas ainda não.