Eu acho que sou "um daqueles caras" que baixam cartuchos. Eu tive um derrame há vários anos e isso me deixou sem o uso do braço/perna direito. Eu uso meu 444 marlin (cano tc encore/23" MGM) e 300gr fn gc (saeco) com 2400 e um tufo de dacron que tem uma média de 1624fps. Ele mata veados e é isso que eu quero. O rifle 45-70 handi e um 405gr fn com uma carga leve de h4198 tem uma média de 1304fps. Ele também matará veados, mas eu não sou um cara 45-70. O 500 linebaugh (cano tc encore/ 23" MGM) e 450gr lfn gc e algum hs-6 tem uma média de 1235fps. Eu só matei uma corça, mas ela estava morta ali mesmo (38 jardas). O 30-40 krag (1898 spr armory bubbasized) e 165gr ranch dog com h4198 tem uma média de 1930fps e ele matará veados. Meu tiro mais distante em uma bala fundida (30-40 krag) é de 173 jardas e a corça estava drt. Cada veado que eu atirei foi através de n através, ombro ou atrás do ombro. Esses cartuchos chutam tanto quanto um 30-30 e uma carga de fábrica de 170gr, o 500L é a exceção à regra, ele chuta tanto quanto um 30-06 com uma carga de fábrica de 150gr. Oh....eu esqueci meu ruger sbh em 44 mag. Eu vou pegar um 44spl e carregá-lo com 255gr keith e algum unique (carga skeeter) indo a cerca de 800-850fps e ele também matará veados.
Minhas próximas duas armas são um 9.3x57 em husky m46 e 35x30/30 (JES fará isso
http://www.35caliber.com/8.html) em win m94. Ambos serão baixados para cerca de 1800+/- fps. O 9.3 será 280gr fn gc e o 35 será 200ish fn gc.
Eu costumava ser "um daqueles caras" que adoravam mais velocidade. Agora, eu apenas encolho os ombros e digo: "Vai chegar lá... eventualmente." :tango_face_wink:
Sim, eu posso ver isso.
Eu meio que divido os cartuchos em dois grupos básicos.
Cartuchos de momento e cartuchos de velocidade.
Os cartuchos de momento são os baixos, lentos, pesados... .45-70 por exemplo, geralmente parede reta e vêm dos dias da pólvora negra.
Os cartuchos de velocidade são os leves, rápidos, por exemplo, .30-06, 7.62x54r, 7.92x57, etc. Basicamente, todos os cartuchos de gargalo, sem fumaça.
Todos nós conhecemos as compensações de cada um neste fórum, sem dúvida, bem como a história de como cada um surgiu.
Para usos não combativos, onde posso ter certeza do alcance ou estimá-lo bem e conhecer a carga... sou um grande fã do grupo de momento, porque gosto de fundir minhas próprias balas.
Para "trabalho social sério", ou onde um longo alcance de ponto em branco plano é necessário, eu me inclino para o outro lado, naturalmente.
Cavalos para cursos, naturalmente.
Para ser honesto, para a maioria das caças com curtos alcances, sou levado a acreditar que uma espingarda calibre 12 com balas ou 6, dependendo do que você está procurando, cobrirá a grande maioria das situações... mas, claro, você tem que ser um caçador o suficiente para chegar perto.
Para todo o resto, existem esses novos cartuchos de gargalo. (LOL!)